Loading...
contato@topswim.com.br
(11) 3277.3033
contato@topswim.com.br
(11) 3277.3033

Hatha Ioga na Top Swim

Ioga não é religião. É filosofia de vida que busca UNIÂO.

A IOGA

Ioga não é religião. É filosofia de vida que busca UNIÂO.

 

TIPOS DE IOGA

Existem várias modalidades que fazem parte do compêndio filosófico da ioga, todos visam ao mesmo fim. Imagine que você costureira (o) tenha que fazer uma saia. Uma saia é uma saia, mas você pode fazê-la godê, plissada, longa, micro, reta, pregueada, mas será sempre uma saia o que lhe encomendaram. É assim a ioga. Você pode escolher a Krya Ioga, a Raja Ioga, a Bakti Ioga, a Hatha Ioga, ou outra a fim de fazer a sua União.

Na Krya você pode ser dedicar às purificações, jejuns, depurações a fim de encontra-se com o Todo. Na Raja, as meditações profundas e dedicadas o levam à iluminação. Na Bakti, a devoção, o amor, e trabalho abnegado pela humanidade o levarão ao reconhecimento e encontro com o Todo. Na HATHA IOGA a prática física por meio de ásanas (posturas) aliada aos pranayamas (técnicas de respiração) darão conta do reconhecimento e da união entre você e o “Deus” criador.

 

COMO É A PRÁTICA DA HATHA IOGA?

A prática da Hatha Ioga é simples e acessível a todos, basta um colchão e devoção. Por meio de ásanas que são posturas físicas, e pranayamas que são técnicas de controle da respiração, você disciplina o corpo e domina a mente. O praticante de Hatha Ioga deixa de ficar à mercê das emoções, empoderando-se delas e dirigindo-as para seus objetivos.

 

A HATHA IOGA NA TOP SWIM

A Hatha Ioga oferecida na TOP

  • a Hatha Ioga oferecida na Top Swimé uma prática suave, onde ásanas são intercalas por pequenos relaxamentos (postura do cadáver), e os pranayamas intensificados. Também nesta aula a filosofia iogue é inserida e miscigenada À pratica; mas isso não quer dizer que a aula seja estática ou contemplativa, só o ritmo é mais lento e interiorizado, exigindo igualmente força física, alongamento, equilíbrio e concentração. É mais adequada, devido aos pequenos relaxamentos, para pessoas com alguma limitação física, iniciantes ou praticantes habituados à maior introspecção.

 

MITOS

  • A ioga destina-se a todas as faixas etárias, inclusive terceira idade.
  • Sou ansiosa, não consigo fazer ioga. Ora bolas, se você é ansiosa você DEVE praticar ioga!
  • Já faço outras ginásticas! Ioga não é ginástica somente, vai para além desta, fortalecendo a personalidade. Podemos até dizer que também é “ginástica” para o cérebro.
  • Só mulheres praticam Ioga? Não!!! Não há nenhum sexismona filosofia iogue.
  • É prática parada e cerebral. Ledo engano! Por conter posturas aparentemente estáticas presume-se imobilidade e nenhuma resistência muscular. Ao contrário! A Ioga não trabalha repetição, mas permanência, e é ai que está a chave do fortalecimento e tonificação do corpo, da movimentação interna para sustentar essa postura, da retidão e concentração mental, e finalmente, da respiração ativa e vivificante.

 

FAÇA UMA AULA E VOCÊ PERCEBERÁ QUE MOVIMENTOS, SONS, CORES, SENSAÇÕES ABRAÇAM O SILÊNCIO E A APARENTE IMOBILIDADE.

 

PARA ENTENDER MELHOR A IOGA

Ioga não é religião. É filosofia de vida que  inclui um código moral e ético elevado, cujo maior objetivo é nos aproximar da nossa essência divina criadora. A ioga aceita a crença em todos os divinos, sejam Deus, Cristo, Krishna, Buda, ou outro de sua fé, o que importa é através desse código ético e da modalidade escolhida atingir à meta da união entre o seu eu criador, o paratma individual, e a fonte da criação, o paratma universal. Quando compreendemos que o Todo se compõe de pequeninas partes às quais não pode se desintegrar, compreendemos que o Todo se enfraquece sem nós, tanto quanto nós só existimos pelo e para o Todo. Essa concepção iluminada traz em seu bojo o Outro, nos afastando do ego personalístico e perecível e nos integrando à energia perene e em constante evolução do Universo.

Paradoxalmente, a ioga nos ensina: Conhece-te a ti Mesmo.

Mas cômo? Eu não tenho que me afastar do ego para encontrar o Todo? Sim, mas o primeiro passo é ver-se, não mais com os olhos dos outros, da sociedade de consumo, e com as máscaras do ego. É preciso acalmar a mente, controlar a respiração, conectar-se com seu paratma individual; dá-se então a jornada.

Acredite essa é a jornada de uma vida. Todo dia reaprendemos, enquanto caminhamos, o caminho. O caminho em si já e a meta.