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Professor, eu devo alongar antes ou depois do treino de musculação ?

Por topswim 0
01/09/2017

Quantas vezes já perguntamos isso para nosso professor de musculação antes de começarmos a sessão de treino ?

Pois pesquisadores da Unicamp parecem ter tido a mesma dúvida e resolveram elaborar um estudo para elucida-la. Os cientistas analisaram nove homens em duas rotinas distintas de treinamento. Enquanto um grupo era submetido a exercícios de alongamentos antes da musculação (ALONG + MUSC) ou outro realizada apenas o treinamento com pesos (MUSC).

Depois de dez semanas, treinando 2x por semana, os resultados mostraram que o grupo ALONG + MUSC apresentou menor rendimento nos treinamentos além de pior aumento de massa magra (ganho de músculos) quando comparado ao grupo MUSC.

Uma das explicações para isso segundo os autores do trabalho deve-se ao fato de que, quando alongamos, relaxamos o músculo em demasia. Esse relaxamento, por sua vez, prejudica o desenvolvimento tanto da força quanto da hipertrofia muscular.

Mas isso quer dizer então que fazer alongamentos é ruim? NÃO…DE FORMA ALGUMA! O que recomenda-se é fazer os alongamentos no final da sessão de musculação (e não no início, como advogam alguns). Com isso, você pode relaxar a musculatura que foi utilizada e favorecer a recuperação para o próximo treino.

Outra intervenção que pode ser considerada é realizar sessões alternadas de treinamento. Por exemplo: se você treina membros superiores na musculação pode alongar membros inferiores (e vice versa)

Bons treinos !

 

Fonte: Junior RM et al. Effect of the flexibility training performed immediately before resistance training on muscle hypertrophy, maximum strength and flexibility. Eur J Appl Physiol. 2017 ;117(4):767-774.

 

Prof. Dr. Alexandre Evangelista

Universidade Nove de Julho- UNINOVE
Departamento de Educação- Curso de Educação Física

Grupo Phorte
Coordenador Pedagógico
www.alexandreevangelista.com.br
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164151E5

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